Levantamento de Utilização do Setor da Enfermagem do Ano - 2020

Para maior transparência e buscando facilitar o cálculo das necessidades do setor, no ano de 2020, iniciamos a contabilização da utilização de fraldas, luvas de procedimentos, dentre outros insumos. Como foco principal nas fraldas e luvas, por terem maior custo a instituição, estabelecemos um gráfico com demonstrativo anual de utilização desses dois itens.


Ao final dessa postagem mostraremos a quantidade necessária que precisamos arrecadar para suprir o ano de 2021 baseado nos dados do ano anterior.


Segue abaixo a Utilização de Fraldas/Absorventes de JAN/2020 à DEZ/2020:




Consumo Mensal Fraldas / Absorventes
Total de Utilização Anual
  • A diminuição do consumo a partir de março , é motivada pelo falecimento de um de nossos moradores que utilizava fraldas;

  • Temos 10 idosos fixos que utilizam fraldas;

  • Temos 2 idosos que a utilização é variável , ou seja , dependendo da necessidade do mesmo.

Usamos nossa base de dados que é preenchida mensalmente e obtivemos a totalidade de 37.560 fraldas no ano de 2020 com finalidade de estabelecer uma estimativa de consumo total no ano de 2021.

Considerando uma pequena margem de erro para mais e para menos, no momento , estamos com 45% desta necessidade em estoque devido as campanhas de fim de ano iniciadas de forma digital.

Segue abaixo a utilização de luvas de procedimento pelos funcionários do Setor da Enfermagem:



Consumo Mensal de Luvas de Procedimento

Total de Utilização Anual
  • Possuímos 13 funcionários no setor da Enfermagem , contando com a Enfermeira responsável/RT que utilizam as luvas;

  • Apesar de não constar no relatório , o consumo nos plantões diurnos é maior em comparação com o plantão noturno. Isso se deve as maiores necessidades da utilização da luva ocorrer durante o dia;



A quantidade total anual, que novamente podemos considerar uma margem de erro para mais e para menos, a utilização é de 12.911 luvas de procedimento por ano.

Tirando como base nosso estoque atual de luvas, estamos com 70% de nosso estoque, para o ano de 2021.


O principal motivo pelo número de luvas, se deve ao grande volume de doações que recebemos durante a pandemia através do programa Todos pela saúde, iniciativa do Banco Itaú.



Este relatório foi gerado após o preenchimento fiel ao longo de um ano afim de transformarmos nossas necessidades por setor em números específicos, aumentando a transparência da instituição quando formos solicitar doações à comunidade, empresas, etc.


Uma grande dificuldade observada nas ILPIs de Belo Horizonte é na hora de calcular o custo por idoso institucionalizado. O Abrigo Frei Otto utilizará esses dados somados a outras informações, em sua totalidade, serão utilizados também no cálculo do custo do idoso da instituição.




Salientamos que , os itens de Epi's focados na prevenção ao Covid-19 como capotes , máscaras , álcool , dentre outros não entram neste relatório por se tratar de itens específicos para pandemia e por terem início ao decorrer do ano de 2020.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo